Vozes Ancestrais – Oficina e Show do Grupo Vocal de Mulheres Fulni-ô

Vozes Ancestrais – Oficina e Show do Grupo Vocal de Mulheres Fulni-ô

Data do Evento:

17 de maio de 2025 15:00 - 20:15

Local do Evento:

Estúdio Mawaca, 483, R. Inácio Borba,, Chácara Sto. Antônio (Zona Sul), São Paulo

Add na Agenda:

Oficina e Show Vozes Ancestrais Grupo Vocal de Mulheres Fulni-ô

  “Vozes Ancestrais” é um espetáculo musical inédito realizado pelo “Coletivo Eskya: grupo vocal de mulheres Fulni-ô”, projeto realizado pelo Ministerio da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da SMC pelo Programa de Ação Cultural – PROAC, selecionado no Edital 21/2024. 

Criado em 2018 por Nudhya Fulni-ô, o Coletivo Eskya é um espaço de fortalecimento para mulheres indígenas Fulni-ô, de Águas Belas (PE), e tem se consolidado como espaço de troca de saberes e da construção de redes com mulheres de diferentes contextos culturais.
Dessa trajetória nasceu o grupo vocal “Vozes Ancestrais – Yafëëkhet’de Sekletxase”, que preserva e compartilha a cultura Fulni-ô por meio da música.

A iniciativa, que agora se materializa em um espetáculo inédito, é fruto de uma residência artística em São Paulo, um espaço de diálogo entre mulheres indígenas e não indígenas.

Sob a direção musical do Coletivo DUA (Bruna Prado e Maria Luana) e Sathle Fulni-ô, o projeto embarca em uma turnê que percorrerá as cidades de São Paulo, Campinas e Santos, durante o mês de Maio. Essa jornada sonora representa um passo significativo na cultura Fulni-ô para além dos limites de seu território original.

O grupo vocal indígena conta ainda com as agentes culturais Fulni-ô Wackta Marques, Ewany Marques e  Khlekeynisô Ribeiro, além de Júlia Maynã (Xucuru-Kariri),que, tendo residido no Aldeamento Fulni-ô, passou a integrar o projeto como cantor a convidada e produtora.

 ESPETÁCULO CANTOS ANCESTRAIS

O repertório desse show é  composto por  vários cantos que reúne diferentes expressões musicais tradicionais do povo Fulni-ô  como as cafurnas e os torés, assim como apresenta também momentos de sambas de coco presentes na comunidade e músicas contemporâneas surgidas no cotidiano do povo, as quais estão sempre relacionadas à cultura, modo de vida e, principalmente, ao sagrado. 

 O shoe tem como como centro o conceito do “cantar e tecer”, o cenário e a estatueta são feitos de caroá, matéria prima originária do sertão pernambucano de grande importância espiritual, representando a resistência dos povos indígenas da região. 

Duração: 1 hora e 15 minutos
Classificação: Livre

OFICINA CANTOS FULNI-Ô

O grupo oferecerá uma oficina de cantos nativos do povo Fulni-ô, em que os participantes terão uma experiência prática da musicalidade desse povo e das histórias narradas através dela. Uma experiência que envolve a voz, o corpo e o espírito.

As oficinas serão ministradas por cinco cantoras indígenas do grupo vocal.

Duração: 2 horas
Classificação: Livre

FICHA TÉCNICA

* Idealização: Nudhya Fulniô
* Direção musical e direção cênica: Maria Luana e Bruna Prado

* ⁠Preparação vocal e preparação vocais: Sathlê Fulni-ô, Maria Luana e Bruna Prado

* Percussão: Valentina Facury
* ⁠Violão, Guitarra e Baixo: Daniel Camiranga
* ⁠Técnico de Som: Bruno Corrêa

* Comunicação: Joyce e Ypituna.
* ⁠Figurino: Dayana Molina
* ⁠Produção Executiva: Bruna Prado & Júlia Maynã

Vídeo

Eskya Fulni-ô

Participe! Convide amigos e amigas para conhecer mais da cultura desse povo!

Veja como foi: Vozes Ancestrais – Oficina e Show do Grupo Vocal de Mulheres Fulni-ô

Veja como foram os momentos marcantes, as conexões especiais e toda a energia que marcou presença neste evento!

Rolar para cima