Carregando Eventos

Evento

Palestra de música clássica Otomana

24

mar

15:30

PALESTRA DE MÚSICA CLÁSSICA OTOMANA.
Dia 24 de março de 2018
Horário: 15h30 às 17h30
Ingresso: 40,00
Local: Estúdio Mawaca
Rua Inácio Borba 483, Chácara Santo Antônio. São Paulo – SP
www.estudiomawaca.com
Depois da palestra haverá concerto com Ian Nain


Ian Nain, alaudista e especializado em música clássica otomana, realiza palestra e concerto sobre música clássica Otomana no Estúdio Mawaca.

Palestra

Nessa palestra, os ouvintes são convidados a conhecerem, através da escuta, o vasto universo musical da cultura otomana, suas vertentes e influências, fazendo um passeio histórico as suas origens até os dias de hoje. O público é convidado a entender as principais influências musicais que construíram sua identidade, os tipos diferentes de música turca, bem como a essência do modalismo e das principais características dos makams – escalas orientais que possuem um desenvolvimento melódico característico.
Serão explicadas as particularidades das formas musicais mais utilizadas, como o seyr (desenvolvimento melódico) e um pouco dos grandes compositores do estilo.
Com slides e áudios comentados, Ian também comentará sobre a relação das diferentes classes sociais com a música e as principais influências na consolidação do estilo, como da música bizantina a música clássica persa.

 

Sobre Música Clássica Otomana

Desenvolvida em Istambul nos séculos XVI e XIX, a música clássica otomana – Türk sanat müziği gerou frutos brilhantes através das diferentes interações musicais e culturais no vasto Império Otomano, atingiu sua magnitude através das heranças culturais da Anatólia, Trácia, Grécia, Mediterrâneo e Oriente Médio. Ask, em turco significa ‘amor’ e define a relação dessa sociedade com a arte musical, efervescente e altamente difundida tanto nos grandes palácios e cortes da realeza quanto nas mesquitas sufis e áreas urbanas, sendo assim uma das personificações de um legado cultural e artístico ainda vivo e em prática nos dias de hoje.

Sobre Ian Nain

Multi-instrumentista, pesquisador e compositor, um dos coordenadores do Coletivo Tarab e um dos expoentes das cordas e sopros orientais no Brasil, que já desenvolveu trabalhos com grupos como Orkestra Bandida, Yaqin Ensemble, TarabJazz, Zikir Trio e Fortuna. Tem sua pesquisa voltada as manifestações da música modal no Oriente Médio, Turquia e Mediterrâneo e seu desenvolvimento através das culturas da antiguidade.