Carregando Eventos

Evento

Oficinas de Zines

07

out

09:00

Oficina de Publicações Independentes Zines

Essa oficina tem  um formato de específico para educadores e mulplicadores, no qual serão ensinados diversos formatos de zines e sua aplicabilidade pedagógica.

Será ministrada por Marcio Sno zineiro, jornalista, ilustrador, pesquisador e escritor do livro “O Universo Paralelo dos Zines” publicado em 2015 pela editora Timo.

Local: Estúdio Mawaca
Data : 7 de outubro
Horário de Início: 9h
Horário de Término: 17h
Valor: R$ 60,00
Público Alvo: Educadores e Curiosos
Endereço: Rua Inácio Borba, 483 (Chácara Santo Antonio)
Mapas: GoogleWaze


O QUE É ZINE

Zine é um veículo de comunicação alternativo e independente, reproduzido em pequenas tiragens e distribuído para um público segmentado fora dos padrões convencionais. Surgiu na década de 1930 à partir da necessidade de expressão de grupos específicos e tornaram-se campos férteis para experimentações e textuais graças à sua total e irrestrita liberdade.

Ganhou mais força com o surgimento do punk, em 1976, simultaneamente nos Estados Unidos e Inglaterra. Nesse período, o do It Yourself (faça você mesmo) passou a incentivar mais pessoas a produzirem seus próprios zines.

Até o final da década de 1990, foi o principal porta voz de artistas independentes (músicos, quadrinistas, poetas, ativistas, produtores, etc.). Com a chegada da internet, deixou de ter exclusivamente esse papel e hoje é visto como uma plataforma para divulgar trabalhos artísticos.

Por abrir mão da maneira formal de se produzir informação da, para quem o produz, a liberdade para expor suas ideias, externar seus sentimentos e, ainda, se sentir permanente e capaz de ajudar a sociedade.

O ZINE NA EDUCAÇÃO
No campo da educação o zine tem tomado importância por ser reconhecido como uma eficaz proposta pedagógica e utlizado desde a eduação infantil até turmas de mestrado. Em primeiro plano, o zine traz consigo a contribuição da leitura e escrita e o trabalho em equipe, mas também contribui com a participação ativa, estímulo da criatividade, estímulo de pensamento crítico, entre outros.


CONTEÚDO DA OFICINA

1ª Etapa – BEM VINDO AO MUNDO DOS ZINES

Nesse primeiro contato, será feita uma introdução ao contexto dos zines com os conteúdos:

  • O que são zines: de onde vêm? Para onde vão?
  • Apresentação pessoal do oficineiro
  • Apresentação de zines de diversos formatos e temas e com enfoque em modelos usados na Educação
  • Dicas para produção de zines (encardenação, contrastes, diagramação etc).
  • Técnicas de modelos de zines: X-book tradicional, x- book vertical, sanfona com bolsos, serpente com calças, folder de 2 e 3 dobras
  • Produção de um zine individual com tema livre

2ª Etapa – PRODUZINDO PARA VALER

Já entendendo do que se trata, nessa segunda etapa, os participantes desenvolverão duas propostas de atividades práticas.

Microzines de Direitos

Os microzines são uma sensação entre as crianças e adultos, pro serem pequenininhos e “fofinhos”.

Antes de aprenderem a técnica da produção, os participantes terão contato com documentos importantes como Declaração Universal dos Direitos Humanos, Constituição Federal e o ECA. Também farão leitura do livro de Declaração universal do moleque invocado, de Fernando Bonassi. Depois criarão suas próprias leis e seus microzines individuais.


O Livro da Minha Vida

Geralmente as pessoas não param para refletir sobre suas vidas. Ter um projeto de vida ajuda a pensar e planejar o que queremos fazer para mudar nossas vidas e, quem sabe, o mundo!

Além das técnicas de zines adquiridas, os participantes terão contatos com algumas biografias e aprenderão uma nova técnica de encardenação.


SOBRE O OFICINEIRO

Márcio Sno é paulista, zineiro, jornalista, ilustrador, pesquisador, oficineiro e educador.

Nos anos 90 editou diversos zines e colaborou para muitos outros no Brasil e exterior. No mesmo período fez ilustrações para bandas e zines.

A partir de 2005 passou a coordenar diversas oficinas de zines, brinquedos de papel, tiras de HQ e livros artesanais para crianças, adolescentes, jovens, educadores e público em geral, em escolas, universidades, bibliotecas, ONGs, centros culturais e unidades do SESC.

Entre 2011 e 2013 lançou três capítulos da série de documentários “Fanzineiros do Século Passado”, que já foi exibido em todo o Brasil e países com Canadá, Inglaterra, Turquia, Argentina e Bielorrússia.

Em 2015 lançou seu primeiro livro O Universo Paralelo dos Zines de forma independente pela Editora Timo. Essa publicação é o resultado de oito anos de pesquisa autônoma na qual apresenta a história dos zines, deu uso em propostas pedagógicas, o perfil dos editores e o meio onde esta inserido, três outras abordagens.

Constantemente lança zines com temáticas, formatos e tamanhos diferenciados, que vende nas diversas feiras de publicações independentes que participa. Já perdeu as contas de quantos zines lançou.