Oficina Práticas Musicais II – Músicas para bebês e crianças com Ilha da Lua – 2024

Oficina Práticas Musicais II – Músicas para bebês e crianças com Ilha da Lua – 2024

Data do Evento:

14 de julho de 2024 08:30 - 18:00

Local do Evento:

Estúdio Mawaca - Rua Inácio Borba, 483 Chac.  Sto Antônio, São Paulo - SP, R. Inácio Borba, 483, São Paulo, São Paulo, 04715-020, Brasil

Local do Evento:

Add na Agenda:

Oficina de Repertório Infantil para Educadores 

Dia 14 de Julho, domingo
Horário: – Das 8h30 às 18h com pausa para o almoço das 12h30 às 14h

Ingresso:  R$ 250,00 (segundo lote) incluindo apostila em pdf e áudios em MP3
Local: Estúdio Mawaca – Rua Inácio Borba, 483 Chac.  Sto Antônio, São Paulo – SP
Informações: ethos@ethosprodutora.com.br

Público Alvo :  Professores, estudantes de música, contadores de histórias recreadores infantis, berçaristas, cuidadores de creches, babás e pessoas que cuidam e/ou  trabalham com crianças de 0 a 10 anos.

Formato: Presencial e Online (via Zoom)

Oficina voltada

Para adultos que desejam aprender e praticar atividades musicais e brincadeiras focadas em bebês e crianças, com repertório de Cantigas de Nomear, Cantigas de Movimento, Brincadeiras Musicais, Histórias Cantadas e Rodas de Versos.

Destina-se a professores, estudantes de Licenciatura e Pedagogia, recreadores infantis, berçaristas, cuidadoras de creches, babás, mães e avós (com ou sem conhecimento musical).

O curso oferece:

Subsídios para trabalhar com crianças de 0 a 10 anos, utilizando a música como recurso nas atividades diárias. O módulo “Práticas Musicais II” da Oficina Ilha da Lua, com duração de 8 horas, será ministrado pela professora Sandra Oakh e pelo instrumentista  Ramiro Marques, ambos integrantes do grupo Mawaca e criadores do Ilha da Lua.

O curso é prático e inclui um vasto repertório de músicas infantis e atividades que promovem o desenvolvimento global da criança, abordando tanto as propriedades básicas da música quanto seu impacto no crescimento infantil.

Objetivos:

Capacitar pessoas, com ou sem conhecimento musical, a interagirem com as crianças usando a música como recurso;

Prepará-las, fornecendo repertório específico e adequado à faixa etária das crianças e os meios para que cada música se torne uma história, uma brincadeira e/ou um desafio;

Através dessas atividades musicais, contribuir para o desenvolvimento do ritmo, coordenação, lateralidade e a observação de deslocamento, a noção espacial, a integração
e a espontaneidade das crianças.

Desenvolver nas crianças a percepção de si mesmos; ajudar na formação da identidade e da auto estima.

Estimular a criança ao contato com o universo lúdico dos bichos: identificar seus nomes e sons, provocar a imaginação e a fantasia.

Desenvolver a linguagem falada e cantada através de histórias e rodas de versos.

Colocar as crianças em contato com as primeiras noções de ritmo e pulsação e reforçar a sociabilização, afetividade e o sentimento de segurança e proteção.

Recuperar a tradição do fazer musical como uma atividade lúdica e prazerosa em grupo.

Estimular o enriquecimento cultural ao colocar a criança em contato com canções e brincadeiras tradicionais e folclóricas, tanto brasileiras como de outras partes do mundo.

Rolar para cima