Carregando Eventos

Evento

Oficina Oroboro – Música Circular para Frame Drum e Voz com Valéria Zeidan (Mawaca)

06

nov

10:00

Oficina Oroboro – Música Circular para Frame Drum e Voz 
com Valéria Zeidan (Mawaca)
Atividade online
Sábado – 06/11
Horário: 10h às 12h (horário de Brasília)
Inscrição gratuita: https://bit.ly/valzeidan
Requisitos: Ter um tambor para apoiar no colo, pode ser um pandeirão do Maranhão, um djembe ou até uma timba! 

O Estúdio Mawaca está de volta com suas atividades, ainda de forma virtual. 

No sábado, dia 06/11, Valéria Zeidan percussionista do Mawaca apresenta sua oficina Oroboro – Música Circular para  Frame  Drum e Voz onde mostrará técnicas básicas do frame drum apoiado no colo, ritmos orientais, mediterrâneos e brasileiros. Todo o aprendizado irá se somar à expressão vocal por meio de canções que serão acompanhadas pelo pandeiro.

O Oroboro é uma criatura mitológica, uma serpente que engole a própria cauda formando um círculo e que simboliza o ciclo da vida, o infinito, a mudança, o tempo, a evolução, a fecundação, o nascimento, a morte, a ressurreição, a criação, a destruição, a renovação. Muitas vezes, esse símbolo antigo está associado à criação do Universo. 

A palavra tem origem grega e significa “devorador de cauda”, resultante da junção das palavras “oura”, que significa “cauda”, e “boros”, que significa “comer” ou “devorar”. 

Neste projeto, o tambor, emoldurado pela serpente, é o próprio Oroboro onde tocamos e cantamos para celebrar o ritmo da vida e seus ciclos.

SOBRE VALÉRIA ZEIDAN

Musicista com formação em piano, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (2014), pós-graduada em Arte-terapia pelo Instituto de Artes da UNESP (2009) e bacharel em percussão pelo mesmo Instituto (1995).

Desenvolve intensa atividade artística como integrante dos grupos Mawaca (2021-1997), Mutrib (2021-2006) e Fogueira das Rosas (2021-2005), além de participações em grupos camerísticos, espetáculos teatrais e shows de música popular

Valéria Zeidan  vem estudando percussão desde 1988 e mais recentemente, desde o ano 2000, se dedicando aos Frame Drums.

Dedica-se a pesquisa e performance dos frame drums e sua relação com o pandeiro brasileiro mantendo aulas com Ari Colares (Brasil), Glen Velez (EUA) e Yishai Afterman (Israel), além de outros professores por meio da participação no Festival de Frame Drums Tamburi Mundi (Alemanha) nos anos de 2013 e 2015. A partir desta pesquisa defendeu a dissertação de mestrado “Pandeiros – entre o Oriente Médio e a Península Ibérica, a trajetória dos pandeiros ao Brasil”.

+++

Esse evento não será disponibilizado após a sua realização.

++++++++++++

Essa atividade é subsidiada através do Edital de Manutenção de Espaços – ProAC por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo