Carregando Eventos

Evento

Oficina de Luteria Criativa

16

set

13:00

Construção de Instrumentos Musicais

Com Adriano Castelo Branco e Barulho Max 

Programação:
13h Aula expositiva – Universo da Luteria Experimental
14h Oficina Adriano – Objetchíchios Sonoros
17h Oficina Max – Bexigofone e Flautas Hidráulicas – Construção de Aerophones


Local: Estúdio Mawaca
Data : 16 de setembro
Horário de Início: 13h
Horário de Término: 19h30
Valores: Aula Gratuita, 1 oficina R$ 60,00, 2 oficinas e show 100,00
Público Alvo: Educadores e Curiosos
Endereço: Rua Inácio Borba, 483 (Chácara Santo Antonio)
Mapas: GoogleWaze

Após oficina haverá show de Adriano Castello Branco e Vozes Sinergicas convidam Loop B e MariaRita


Aula expositiva – Luteria Experimental

O Instrumento musical expandido: fusão, decomposição e camuflagem.

A categoria instrumento musical já está quase obsoleta para classificar a diversidade de objetos que produzem som e música: instrumento preparado, escultura sonora, utensílio sonoro, máscara sonética, camaleófono, cotidiófono, instrumentos zumbis, instalação sonora…

Nesta aula será apresentada uma decupagem sobre os instrumentos e suas utilizações contemporâneas na arte-educação. Em um formato de conversa, os dois artistas, vão expor exemplos, vídeos e compartilhar suas principais referências sobre esse universo.

Duração: 1h


Oficina Adriano – Objetchíchios Sonoros

A oficina propõe a construção de pequenos e simples objetos de sopros com materiais cotidianos, (abrangendo técnicas com palhetas e biséis), e sua exploração nos mais variados suportes, considerando também as cores e formas desses objetos para a construção dos instrumentos, objetivando o exercício do olhar lúdico e imagético.

Duração: 2h30


Oficina Max – Bexigofone e Flautas Hidráulicas – Construção de Aerophones

A oficina propõe a construção passo-a-passo de 3 bocais, 2 de flautas de bisel e do bexigofone (aero-membranofone) em tubos de PVC (15mm e 40mm). A partir da construção dos bocais, os participantes serão apresentados a possibilidades de montagem das flautas (flauta hidráulica, flauta de harmônicos, flauta doce…) e então usar a criatividade para construir seu instrumento.

Duração: 2h30


Sobre os Oficineiros:

Adriano Castelo Branco

Adriano Castelo Branco é artista visual, educador e construtor experimental de instrumentos musicais. Suas pesquisas, criações e compartilhamentos artísticos integram várias linguagens artísticas. Estudou artes visuais na Universidade Belas Artes de São Paulo. Realizou trabalhos em sonoplastia para peças teatrais. Em 2008, participou da 11ª exposição arte contemporânea- Fundação das Artes de São Caetano do sul, e em 2012 da mostra Internacional de Gravura, em Sobral, CE. Realizou uma exposição individual no fim de 2012 com o apoio do Programa de Ação Cultural do governo do Estado de São Paulo (PROAC). Ultimamente vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa onde o hibridismo de linguagens entre artes visuais, música e poesia se configuram em expressões como esculturas sonoras, performances e instalações sonoras.

Paralelamente participa de programas de arte educação do Estado de São Paulo. Atualmente é artista-educador da Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo – EMIA.


Barulho Max

Barulho Max é um músico criador, educador musical, cantor, regente, inventor de sons e instrumentos. Seu trabalho é amplamente voltado para processos coletivos e colaborativos, envolvendo voz, construção de instrumentos e percussão corporal. Licenciado em música pela Universidade de São Paulo desde 2016. Integra o Vozes Sinérgicas já ministrou oficinas de música em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Atibaia, Rondonopólis, Cuiabá, Peru,Guatemala, Costa Rica, El Salvador, Argentina.

 


Ingressos Limitados – Garanta o seu!