Evento
Oficina de Expressão Corporal para Mulheres
26
ago
10:00
Conectando a Mulher ao seu Corpo
Essa oficina foi concebida para ser um espaço para mulheres onde elas possam se conectar com o seu corpo presente e consciente e esquecer as tarefas do seu dia a dia por um momento.
Mindful-Moving é uma forma de movimento e ao mesmo tempo um método de comunicação que incorpora os aprendizados ao corpo. Cada aula é construída em torno de um tema, onde o tema varia de aula para aula.
Data : 26 de agosto
Horário de Início: 10H
Horário de termino: 12h
Valor: 50,00
Vagas limitadas!
Local: Estúdio Mawaca
Endereço: Rua Inácio Borba, 483 (Chácara Santo Antonio)
Mapas: Google; Waze
Metodologia
A oficina tem duração de 120 min, e está dividida em 3 partes:
• No início tem um pouco de conhecimento e teoria sobre o trabalho que vamos fazer com o corpo.
• Depois aprofundamos o tema através de movimentos, exercícios de consciência, visualização, meditação e relaxamento.
• E no final, fazemos uma reflexão em grupo onde cada mulher pode compartilhar a sua experiência e como podemos levar esse aprendizado para nossas vidas no dia a dia.
O ensino visa criar uma ponte entre seu corpo, sua cabeça e a vida que você está vivendo.
O que esperar
• Viver de acordo com você mesmo reagindo ao que o seu corpo diz.
• Sentir as necessidades do corpo mais claras e reagir de acordo com elas.
• Sentir os próprios limites e reagir de acordo com eles.
• Você treinar a sua sensibilidade para sentir o seu corpo (aumento de consciência corporal).
Temas abordados na oficina
• Back to basics – um corpo relaxado
Começamos suavemente a explorar o que é um corpo relaxado e o que é um corpo tenso.
Você aprende como tensões musculares aparecem no corpo e como você pode usar as tensões como um termômetro no seu dia a dia, para sentir e reagir melhor, de acordo com as necessidades que o seu corpo tem.
Quando o corpo está muito estressado é difícil senti-lo. Na oficina vamos abordar ferramentas para você poder se conectar com o seu corpo e deixá-lo mais relaxado no seu dia a dia.
• Grounding – achar o seu ponto de apoio
Grounding vem do inglês e significa aterramento.
Grounding tanto se refere a abrir um espaço interno e você se sentir como um todo, como também se sentir firme e aterrada no chão fisicamente.
Talvez você conhece o sentimento de estar sempre na correria seja fisicamente ou mentalmente. Sempre um passo na frente de você. Com um sentimento como se você estivesse segurando o seu corpo levemente fora do chão.
Na aula nós vamos abordar ferramentas para você se sentir mais aterrada no seu dia a dia.
• Sentimentos no corpo – permitidos ou proibidos
Emoções e sentimentos são importantes na nossa vida e no nosso dia a dia, por isso é importante poder dar espaço para eles, de uma maneira apropriada.
Sentimentos não são nem perigosos, errados ou ridículos – eles apenas são e fazem parte de todo ser humano. Nem sempre é fácil expressar o que sentimos e quando tentamos esconder, os sentimentos não vão embora, mas ao invés disso, começam a se expressar de outras formas através do corpo, como angústia, agitação interna, sensação de falta de ar, tensões doloridas, etc.
Durante a aula aprendemos a perceber nossos sentimentos e sensações refletidas no corpo e assim teremos a possibilidade de líder melhor com eles.
Sentir os seus limites – Poder falar não
Nas relações com outras pessoas, seja mais íntimas ou mais distantes, nós estamos diariamente sendo confrontados com expectativas ou desejos que essas outras pessoas nos colocam. Quando nós não sentimos o nosso próprio limite claramente, pode ser difícil diferenciar entre tomar decisões que são boas para si mesmo ou se elas são baseadas em satisfazer o outro.
Na aula você tem a possibilidade de sentir o que é seu próprio limite e como você pode usar essa aprendizagem concretamente no seu dia a dia.
SOBRE MICHELE WARMBIER
Nasceu e cresceu na Alemanha. Quando terminou o colégio foi morar na Austrália e no Brasil. Em 2011 começou a formação em psicomotricidade na Univesity Capital College de Copenhagen. Em 2012 tirou licença dos estudos, para se dedicar aos primeiros anos de sua filha que nasceu em 2013 em Berlim. Foi aí, em Berlim, que fez o curso de formação de DMT (Dance Movement Therapy) e onde entendeu que através de movimento e dança podia acontecer transformações pessoais e corporais. Em 2014 voltou a morar em Copenhagen onde se formou em Psicomotricidade.
Em seu trabalho de conclusão o foco foi como a terapia de dança pode ajudar a mulher a se sentir com mais auto-estima em relação ao corpo e foi aí que iniciou esse trabalho que desenvolve atualmente.
Hoje Michele trabalha com atendimento individual de massagem terapêutica para mulheres e realiza oficina para mulheres, chamada “O meu corpo é meu”.