Evento
Composição – Um Convite à Aproximação das Culturas Originárias
12
mar
09:00
COMPOSIÇÃO
Um convite à aproximação das culturas originárias
com Kimy Otsuka
Data: 12/03/2022 – 09 às 10h30
Vagas limitadas
Serão seguidos os protocolos sanitários
Necessária apresentação da carteira de vacinação e documento com foto
Inscrições: Encerradas
O Estúdio Mawaca reabre seu espaço para atividades presenciais com a série “Histórias e culturas indígenas em espaços educativos” apresenta dois encontros no Estúdio Mawaca com palestras de Casé Angatu e Kimy Otsuka visando atender a educadores e interessados. Os olhares sobre as perspectivas indígenas são diversos, assim como são diferentes as culturas de cada um dos 306 povos existentes no Brasil.
Kimy fará uma atividade de aproximação e ampliação do olhar sobre culturas indígenas.
Um convite à aproximação das culturas originárias
É ponto pacífico que nosso mundo vem mudando aceleradamente nas últimas décadas, mas, com a pandemia, há temas que precisamos urgentemente nos envolver se quisermos preservá-lo e, sobretudo, melhorá-lo. Assim, essa atividade com Kimy Otsuka, é um convite para nos aproximar das culturas originárias e suas formas de viver, nos instiga a compor com o que há de melhor nas culturas e pensarmos nosso mundo. Essa palestra intenciona provocar uma reflexão sobre essas possibilidades de composição por meio da aproximação e ampliação do olhar sobre as culturas indígenas.
Sobre Kimy Otsuka
Psicóloga, Doutora em Saúde Pública, suas pesquisas acadêmicas possuem perspectiva cultural, social e histórica sobre a constituição do sujeito feminino. Foi diretora cultural do CICI- Centro de Informação da Cultura Indígena (Museu do Índio em Embu das Artes) de 2005 a 2016. Criou, coordenou e ministrou aulas dirigidas à formação de professores Estaduais e Municipais sobre “Culturas Originárias” em curso de extensão da UNIFESP. Escreveu um livro biográfico sobre Valdemar (pintor, escritor e presidente do Museu do Índio), suas experiências com os índios e sua arte com base na cultura indígena