Carregando Eventos

Evento

As Musicalidades Indígenas em Espaços Educativos – Utopia ou Realidade?

12

mar

14:00

As Musicalidades Indígenas em Espaços Educativos – Utopia ou Realidade?  

com Magda Pucci

Informações sobre data, horário e incrições à partir de  20/02/2022


A série “Histórias e culturas indígenas em espaços educativos” apresenta três encontros no Estúdio Mawaca com palestras com Casé Angatu, Kimy Otsuka e Magda Pucci visando atender a professoras e professores do ensino básico e educadores.  Os olhares sobre as perspectivas indígenas são diversos, assim como são diferentes as culturas de cada um dos 306 povos existentes no Brasil.

Casé Angatu tem amplo conhecimento sobre a história de povos indígenas e abordará a presença indígena na cidade de São Paulo; Kimy fará uma atividade de aproximação e ampliação do olhar sobre culturas indígenas e Magda abordará aspectos musicais das culturas indígenas.

As musicalidades indígenas em espaços educativos – Utopia ou Realidade?  

Neste encontro, com Magda Pucci, serão abordadas ideias que cercam a oralidade e as musicalidades indígenas com exemplos sonoros, buscando compreendê-los na sua diversidade cultural; além de trabalhar a escuta a fim de desmistificar a ideia de que toda música indígena é igual, experimentar os sons de outras línguas e por fim, pensar sobre uma possível aplicação pedagógica e os usos de repertório indígena. 

Sobre Magda Pucci 

Coordenadora, diretora musical do Mawaca, musicista e pesquisadora da música de vários povos. Formada em Regência pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), é Mestre em Antropologia pela (PUC-SP) e Doutora em Performance and Creative Arts pela Universidade de Leiden na Holanda. É diretora musical do grupo Mawaca desde sua fundação, onde desenvolve extensa pesquisa de repertório multicultural aplicada à prática musical. Produziu e apresentou o programa de rádio Planeta Som por 13 anos (USP-FM e Multikulti na Alemanha e Suécia), implantou o curso de canto do projeto social “Meninos do Morumbi” e coordenou os projetos “Orquestra Mediterrânea” e “Grupo de Refugiados” do SESC Carmo. É autora do livro didático Outras terras, outros sons (Callis) com Berenice de Almeida e De todos os cantos do mundo (Cia. das Letrinhas) com Heloisa Prieto, A Floresta Canta e Cantos da Floresta (Peirópolis), e a Grande Pedra (Saraiva) em parceria com Berenice de Almeida.