Música mediterrânea com Chrysanthi Gkika e Juliano Abramovay

No último dia 25 de agosto, o Estúdio Mawaca, sede do grupo Mawaca, recebeu o show de música mediterrânea do duo com Chrysanthi Gkika e Juliano Abramovay, um concerto didático que apresentou peças tradicionais do Leste do Mediterrâneo (Grécia, Turquia, Palestina, Israel e Norte da África), região de rica tradição musical na qual a improvisação tem lugar de destaque.

Com uma grande variedade de instrumentos de cordas, sopros e percussão, a música da região apresenta características marcantes das sociedades que por lá estiveram – Império Bizantino, Império Otomano, mundo árabe, curdos, armênios e judeus.

Durante o concerto, os músicos explicaram os principais elementos característicos dessa música, falando um pouco sobre a origem dos instrumentos e como eles se relacionam com a música ocidental

Esse show de música mediterrânea teve participação especial de Ian Nain, multi-instrumentista, pesquisador e compositor em sua pesquisa voltada as manifestações da música modal no Oriente Médio, Turquia e Mediterrâneo.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO DO ESTÚDIO MAWACA

Sobre os músicos

Chrysanthi Gkika (Grécia) é um expoente da Lyra, instrumento de corda tradicional da região da Grécia e Turquia. Aluna de Sokratis Sinopoulos, ela participou de importantes orquestra como a “Mitos” Orquestra, dirigida por Ross Daly, além de se apresentar e promover workshops na Espanha, China, Turquia e Itália.

Juliano Abramovay passou os últimos 3 anos na Europa pesquisando e participando de projetos ligados à música modal de diferentes tradições. Aluno de Kudsi Erguner, ele retorna ao Brasil para compartilhar o conhecimento adquirido nos últimos anos.

VEJA FOTOS