Carregando Eventos

Evento

Show Fogueira das Rosas

28

fev

20:30

Show Fogueira das Rosas
Com Participação especial de Gabriel Levy (acordeom) e Paula Lema (Dança)
Data: 28/02/2020
Horário: 20h30
Valor: R$ 30,00
Local: Estúdio Mawaca – End. Rua Inácio Borba, 483 –Chácara Santo Antônio – São Paulo – Mapas: GoogleWaze.


O duo “Fogueira das Rosas” une a delicadeza das vozes femininas à força dos tambores que, num elaborado contraponto, podem ter suas funções invertidas, fazendo com que as vozes se tornem fortes e poderosas e os tambores delicados.

A escolha instrumental baseia-se principalmente na sonoridade dos frame drums – pandeiros orientais, mediterrâneos e brasileiros – além de outras percussões que buscam acompanhar um repertório multicultural formado por canções de trabalho, cantos devocionais, cantigas de ninar, trovas de amor e amizade, antigas e contemporâneas

  

A musica da dupla  nos leva por paisagens sonoras diversas e misturadas: uma cantiga brasileira tocada com um pandeiro português e os sagat egípcios, ou um hino ao menino Jesus com karkavas bereberés ou colheres turcas.  Com o mesmo espirito universalista é que a dança acontece, buscando esses pontos em comum dos movimentos amazigh, egípcio, persa, sem deixar de lado o sema sufi.

Neste show, as tradições musicais nas mãos percussivas de Angélica Leutwiller e Valéria Zeidan se juntam ao acordeom experiente e sensível de Gabriel Levy e à dança multicultural de Paula Lena.

 


Sobre Fogueira das Rosas

O duo Fogueira das Rosas iniciou suas atividades em 2005. Desde a sua criação vem sendo reconhecido, tanto por sua sofisticação vocal quanto pela interessante pesquisa de percussão, tendo participado em maio de 2007 da Mostra Mundo Percussivo, realizada pelo SESC São Paulo, sob curadoria de Ari Colares ao lado de grandes nomes da percussão mundial como Glen Velez. Em 2015 o Fogueira das Rosas lançou o CD Portal de Belém com a participação do acordeonista Gabriel Levy.

Sobre Gabriel Levy

Acordeonista, arranjador, compositor, educador e produtor musical Gabriel Levy tem uma formação eclética voltada tanto para a música erudita como para música popular. Na Sala do Autor do Centro Cultural da Música Instrumental,

Gabriel Levy teve suas obras interpretadas por grandes artistas mundiais como o Duo Assad, o cellista americano Yo-yo Ma, o clarinetista cubano Paquito d’Rivera, entre outros. No Brasil é conhecido por participar de alguns dos mais importantes trabalhos ligados à world music como o grupo Mawaca, a gipsy-bandMutrib, a Orquestra Mundana, o alaudista libanês-brasileiro Sami Bordokam, sendo também há muitos anos diretor musical da cantora Fortuna.

Sobre Paula Lena

Reconhecida na argentina e no exterior como bailarina e professora. Formada em diversos formas de dança e trabalhos corporais, dedica-se ao estudo da dança oriental e das danças folclóricas femininas  com mestres nativos do Oriente Médio e ocidentais internacionalmente reconhecidos.

Paula Lena destaca-se pelo  seu profundo trabalho de pesquisa em historia e técnica da dança do ventre publicada internacionalmente, pela sua contribuição á preservação das raízes desta dança, e pela sua inovação permanente na fusão das danças orientais com tango, ritmos andinos, dança contemporânea, dança teatro e  vídeo dança – no seu trabalho de coreógrafa e intérprete.

Têm se desempenhado também como produtora de eventos, jurado nos principais concursos de dança árabe do país, professora e diretora do Estudio Neo Baladí. Editou seu primeiro livro: “Neo Baladí. Reflexiones sobre para desde la Danza Oriental.” Ed. Libro Luminoso, Bs.As. em 2017; e  desde 2018 é cronista da revista argentina da dança: BalletinDance.