Evento
Oficina Orientes Musicais
27
ago
09:00
Dia 27 de agosto – Orientes musicais
Com Tamie Kitahara, Shen Ribeiro, Zuzu Leiva e Fábio Bergamini
Esse dia será dedicado às expressões culturais da Índia, Japão e China, civilizações com tradições musicais milenares.
Zuzu Leiva, do grupo Mawaca, fará uma breve introdução à dança clássica indiana Odissi, um estilo do leste da Índia caracterizado por movimentos sinuosos e graciosos. Compartilhando sua experiência com educação infantil, ela ensinará também alguns mantras – cantos meditativos – e mudras – gestos com as mãos que, simbolizando elementos da natureza ou atos e emoções das personagens, possibilita ao bailarino contar histórias da mitologia indiana.
Na sequência, o percussionista Fabio Bergamini dará uma vivencia rítmica com o konnakol – sistema de sílabas indiano que auxilia na comunicação e no desenvolvimento da linguagem rítmica com o corpo. O konnakol usado no contexto da música ocidental, aplica-se aos mais diversos instrumentos, tanto para improvisar, compor, ler, decifrar, criar, e se aprofundar no universo rítmico musical e pode ser utilizado como um interessante recurso didático.
A tarde, Magda Pucci do Mawaca apresentará um panorama geral sobre a cultura chinesa e suas influências pelo mundo. Compartilhará um pouco da experiencia do grupo Mawaca nas várias viagens que fez à China, ensinando algumas canções tradicionais.
Em seguida a sensei Tamie Kitahara e o mestre Shen Ribeiro, dois dos maiores divulgadores da música japonesa no Brasil, irão demonstrar, no koto e na flauta de bambu shakuhachi, um pouco da diversidade da música japonesa, tanto clássica como folclórica.
Para finalizar o dia, às 17h, haverá uma apresentação musical com o Grupo Min, especializado em músicas do repertório Min´you, focado em canções folclóricas de diversas regiões do Japão.
PROFESSORES ORIENTES MUSICAIS
Zuzu Leiva – Cantora do grupo Mawaca, atriz e dançarina de belly dance, Odissi e e Bharata Natyam. Como atriz, Zuzu Leiva atuou em diversos espetáculos como “Péricles, o Príncipe de Tiro” e “Macbeth” (William Shakespeare, direção: Ulysses Cruz); “Os Lusíadas” (Luís de Camões, direção: Marcio Aurélio); “Os Sete Gatinhos” (Nelson Rodrigues, direção: Alexandre Reinecke); “O Coração Abandonado pelo Budha” (texto e direção de Leo Lama), entre outros. Como autora e atriz, atua no espetáculo de esquetes de humor “Quem disse que Inês é morta? ” (Direção: Fabio Saltini / Supervisão: Ary França). Ministra também oficinas e workshops de dança do ventre, dança indiana, danças étnicas e teatro, para todas as idades.
Fábio Bergamini- Bacharel e Mestre em música pela Unicamp, complementou seus estudos nos Estados Unidos (Berkelee e Calarts). Cursou a especialização em etnomusicologia na Universidade’ Nova de Lisboa’ em Portugal, onde foi por dois anos integrante do Grupo Madredeus. Foi professor nos cursos de licenciatura em música da UNIMEP em Piracicaba, da Uni Sant’Anna em São Paulo e professor convidado na pós-graduação em “Processos Criativos” na Faculdade Souza Lima, além de escolas e projetos sociais como “Bate Lata, da fundação Orsa, Projeto Guri, EMT- Campinas, Colégio Notre Dame e Escola de Música de Cascais em Portugal. Trabalhou por dois anos no projeto “Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada” e é autor dos livros didáticos de bateria e percussão do Projeto Guri. Atualmente é coordenador pedagógico da Editora Anacruse e tem tocado como músico convidado das orquestras sinfônica de Campinas (OSMC) da Unicamp (OSU). Em 2016 foi convidado a ser professor da Swarnabhoomi Academy of Music em Chennai- Índia.
Tamie Kitahara – Nascida na província de Yamaguchi, no Japão, Tamie estudou desde criança o koto e, posteriormente, o shamisen. Em 1996, recebeu da Associação Japonesa Seiha Hougakukai o título de Mestre, com o nome artístico Utahito. Desde então, dedica-se à formação de alunos, principalmente crianças e jovens. É membro da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa e presidente do grupo Seiha Brasil de Koto. Gravou o CD Japan Traditional Music e já realizou diversas participações especiais nos shows do Mawaca tendo gravado com o grupo o DVD Ikebanas Musicais.
Shen Ribeiro – Shen Ribeiro teve uma educação musical tradicional até 1987, quando partiu para o Japão onde permaneceu por muitos anos para estudar shakuhachi. Lá se formou pela Universidade de Belas Artes de Tóquio, tendo sido convidado a tocar para o Imperador do Japão. Tem seis CDs gravados, entre eles Brazilian Music for the Shakuhachi, projeto que uniu a flauta japonesa à música popular brasileira. Presidente da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa, recebeu recentemente o título de Mestre, Kyomei, da Associação Chikumeisha, no Japão, fundada pelo Mestre Shiro Yamaguchi e continuada pelo filho Mestre Goro Yamaguchi. Participou do DVD Ikebanas Musicais com o Mawaca.
Data 27 de agosto de 2016
Horário: das 9h às 16h.
Carga horária: 7 horas com intervalo de 60 minutos.
Público alvo: professores das redes públicas, privadas, ONGs principalmente da Zona Sul, educadores musicais e interessados em geral.
Lotação: 40 pessoas
Valor
Público Geral: R$ 20,00
Professores da rede privada – R$ 20,00
Professores rede pública e ONGs – Gratuito