Evento
Oficina de Cajon Peruano
06
out
14:00
Oficina de Cajón Peruano
com Pithy Cajonero
Dia – 6 de Out das 14h às 16h
Valor: R$20,00
Local: Estúdio Mawaca – End. Rua Inácio Borba, 483 – Chácara Santo Antônio – SãoPaulo – Mapas: Google; Waze
Essa oficina tem o objetivo de aproximar o publico, músicos, estudantes de musica e afins, desse maravilhoso instrumento de percussão, chamado Cajón Peruano,
Utilizando uma metodologia simples, prática e vivencial, o aluno terá acesso às histórias e aos ritmos ligados as regiões por onde passam as origens do Cajón, passando po conceitos e conteúdo e prática
SOBRE PITHY CAJONEIRO
Músico, percussionistas, fabricante de instrumentos de percussão em especial o Cajón, Pithy Cajonero tem atuado com diversos artistas, brasileiros e peruanos, realizado inúmeros workshops pelo Brasil, divulgando e difundindo o Cajón e sua cultura, sendo presença constante em diversas mídias.
Em 1996, quando produziu seu primeiro cajón percebeu que tinha nas mãos um instrumento que poderia mudar a realidade musical de muitos artistas brasileiros.
Para isso, o músico procurou maneiras de popularizar aquela então desconhecida caixa de madeira que produzia um som bastante interessante.
Pithy Cajonero começou a pesquisar, desenhar e criar cajones de forma que o instrumento pudesse atender às necessidades da música, e dos músicos brasileiros, para tanto, fez diversas viagens ao Perú, onde trocou conhecimentos com diversos Artistas, artesões e músicos. Pithy tornou-se, a partir daí, oficialmente o Embaixador do Cajón Afro-Peruano no Brasil e um dos nomes mais respeitados na área.
Com o aval dos dois maiores especialistas em cajones do mundo, os peruanos Maria Del Carmem Dongo e Rafael Santa Cruz, Pithy e seu trabalho são hoje referências para percussionistas do pop ao jazz, do rock ao samba, do sertanejo ao gospel.
Foi Pithy quem criou o cajón inclinado, que aliviou e trouxe mais conforto aos músicos.
São de sua autoria também, as famosas vassourinhas para Cajón, espécie de baquetas de nylon ou aço, muito utilizadas para produzir novas sonoridades na percussão.
Pithy Cajonero é o responsável por muitos músicos profissionais, amadores, nacionais e internacionais terem conhecido novos timbres, novas sonoridades e oportunidades. Por causa disso e de seu trabalho pela expansão da cultura do Cajón Peruano no Brasil, Pithy é considerado por muitos um instrumentista de vanguarda e conta com o apoio institucional do Consulado Geral do Perú em São Paulo e do escritório comercial Peruano no Brasil o Prom Perú.