O Caminho do Alabê – 2017

O Caminho do Alabê – 2017

Data do Evento:

23 de setembro de 2017

Horário do Evento:

14:00

Descrição do Evento

O Caminho do Alabê – Bate papo com Vitor da Trindade

Partindo da África Antiga, atravessando o escravagismo, se encontrando nas formas brasileiras de sobrevivência cultural e chegando ao século XXI. Vitor trocará idéias sobre as dificuldades, e soluções de manter-se dentro dos padrões da tradição na modernidade para o Ogan Alabê, virtuoso que domina o conhecimento dos tambores que dialogam com os orixás.

Local: Estúdio Mawaca
Data : 23 de setembro
Horário de Início: 14h
Horário de Término: 17h
Valor: R$ 60,00
Endereço: Rua Inácio Borba, 483 (Chácara Santo Antonio)
Mapas: GoogleWaze

O Caminho do Alabe, vem apresentar a história e alguns dos toques e cantigas do Candomblé dito de Keto, num diálogo que envolve a Cultura da Diáspora Africana.

Parte desta história será vivenciada nos ritmos, danças e ritos tradicionais, partindo da Orquestra dos Orixás até as manifestações artísticas mais modernas e urbanas como o RAP paulistano e o Funk carioca.

O objetivo é tornar público, parte do conhecimento preservado nas casas tradicionais e o motivo, a necessidade de democratizer e desmistificar a relação do cidadão comum com as religiões de matriz africana, colaborando com as lutas anti racismo e contra a intolerancia religiosa, assim como reforçar o conhecimento de técnicas diferenciadas para músicos de qualquer estilo, pois a maioria dos ritmos apresentados está intrínseco na Música Brasileira em um todo.

SOBRE VITOR DA TRINDADE

Profissional há 40 anos, Vitor é Percussionista, Compositor, Violonista Popular e Cantor.
Ogan Alabê (Iniciado nos tambores dos Orixás)
Professor de Cultura Popular Brasileira.

Neto do Poeta Solano Trindade e da Terapeuta Ocupacional Margarida Trindade, filho da artista plástica e folclorista Raquel Trindade e do Alabé e cantor Jorge de Souza, Vitor iniciou-se na Cultura Afro-brasileira, aprendendo as danças e ritmos tradicionais, religiosos e profanos com sua família desde os doze anos de idade.

Formado em Música Popular pela Faculdade Instituto Tecnológico de Osasco – FITO. Estudou percussão afro cubana com Dinho Gonçalves em curso de extensão na Faculdade Paulista de Arte, estudou Violão e Canto Popular, em curso regular, na Universidade Livre de Música Tom Jobim com laura Campaner e Consiglia Latorre. Participou em vários workshops e Oficinas, com Naná Vasconcelos, Stenio Mendes, Richard Fils, Ricardo Breim, Famadou Konate, Ruy Weber, Eliete Negreiros e Ulli Moritz.

A partir dos anos 80, começou a trabalhar como Professor e Arte Educador, oferecendo oficinas e cursos em instituições governamentais e não governamentais, tendo como foco a cultura ancestral e as danças e ritmos afrobrasileiros. Em lugares como UNISO, FAP ART, SINPEEM, Secretarias de Cultura do Município e Estado de São Paulo e vários SESC na capital e interior.

Desde 1998, é professor convidado da Landesmusikakademie Berlin (Academia Federal de Musica de Berlin). Morou na Alemanha de 2001 a 2006, onde além da Landesmusik foi professor na Musikschule Schoneberg (Escola Municipal de Música do Distrito de Schoneberg) e do Groove Zentrum fur Perkussion (Escola particular).

Como músico profissional, além de outros, tem 07 discos próprios gravados, Ayrá Otá – Vitor da Trindade e Carlos Caçapava (Dabliu Discos-2001), Revista do Samba (Traumton Records-Alemanha-2002), Outras Bossas (Traumton-2004), Revista Bixiga Oficina do Samba (Atração Discos-2006), Hortensia du Samba (Les Disques Bien-França-2009) e o Samba do Revista (Trattore – 2014). Seu sétimo cd e primeiro solo Ossé Vitor da Trindade, foi lançado em julho de 2015 no Auditório Ibirapuera, comemorando 40 anos como profissional.

Em São Paulo:

Participou da formação das bandas Cometa Gafi, Aquilo Del Nisso, Maria da Fé, e outros projetos de música instrumental e canções.

Participa como professor do curso ICAB (Identidade Cultural Afro Brasileira), em convênio com a Unifesp e a Secretaria de Educação de Embu das Artes, orientando os professores da rede pública na aplicação da Lei 10.639 de 2003 e 11845 de 2011.

Vitor da Trindade apresentou turnês e cursos, em festivais e apresentações por 04 continentes, Américas, Ásia, África e Europa.

Recebeu em 2015 a medalha Zumbi dos Palmares pela Prefeitura de Taboão da Serra, em 2011 o Prêmio Proac ICMS com o Projeto 10 anos de Revista do Samba, em 2010 foi premiado pelo Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura com o Projeto Samba Syndrom. Em 2005 com o Prêmio Petrobrás Cultural MINC com o Projeto Revista Bixiga Oficina do Samba.

❌ Evento Expirado
Este evento expirou em 23 de setembro de 2017 14:00
🎟 Total de ingressos vendidos: 0
Carrinho de compras
Rolar para cima