Carregando Eventos

Evento

Roda de Saberes Canto Encanto Kariri-Xocó – Artes, fazeres e (re)existência indígena

25

jun

16:30

Roda de Saberes Canto Encanto Kariri-Xocó – Artes, fazeres e (re)existência indígena”

Data: 25/06 – Horário: 16h30

Gratuito. Presencial com vagas limitadas – Seguiremos protocolos sanitários. É necessária a apresentação da carteira de vacinação e documento com foto.

Ingressos: sympla.com.br

Público álvo:  Educadores, professores da rede pública, assim como músicos, educadores musicais, produtores culturais, estudantes e interessados em geral.

Atividade presencial com 2 (duas) horas de duração. 

 

Atividade realizada pelo Cacique Pajé Pawana Crody e por Kajaby Tinga com foco na arte e cultura indígena através de uma roda de conversa  descontraída e aberta à intervenções dos participantes. Serão abordados temas como tradição, ritmo, sentimentos e origens  indígenas, o corpo como território musical:

  • Cantos Rojão e Toré 
  • Pinturas, símbolos e produção indígena, 
  • Maracás e compreensão dos seus significados, aprofundando a compreensão de seu simbolismo.

Antes da atividade, durante o dia, haverá um curso sobre musicalidades indígenas com Paola Gibram e Magda Pucci 

Sobre Cacique Pajé Pawana Crody e  Kajaby Kariri-Xocó

  Pawana Crody –  Cacique Pajé Pawana é uma liderança indígena da aldeia indígena Kariri Xocó de Porto Real do Colégio, Alagoas, baixo Rio São Francisco (conhecido pelos indigenas como Opará), que possui cerca de 6.000 indígenas e 1019 famílias. Estando assim à frente do processo de retomada de suas terras. É diretor na Associação Indigena Sabuká Kariri-Xocó, líder no Centro de Cultura Sabuká Kariri-Xocó. É pai zeloso de 4 curumins, de idades diversas que convivem diariamente com sua luta e trabalho.

 

  Kajaby Tinga – Responsável pela idealização do Centro de Cultura Sabuká Kariri-Xocó, liderança espiritual e grande guerreiro na luta das terras e tradições Kariri-Xocó é ele quem recebe grupos e organiza as vivências, abrindo trilhas, preparando fogueiras e tudo o mais que se faz necessário para estar no ambiente das matas Kariri-Xocó. Kajaby é pai de 3 crianças lindas e muito sabias de 1 ano, 8 anos e 16 anos.

 

 

 

Essa é uma ação do Estúdio Mawaca, sede do grupo, subsidiada pelo Edital Proac Expresso Direto nº 40/2021 – Fomento direto a espaços culturais e criativos por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo