Carregando Eventos

Evento

Reflexões Sobre a Diversidade Sonora Indigena

17

maio

08:00

Reflexões Sobre a Diversidade Sonora Indigena

Com Magda Pucci

YouTube Cantos da Floresta  – https://www.youtube.com/channel/UCuT1G-AAtr0sKYWmxzY7jKA


Está no ar a video-aula REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE SONORA INDÍGENA em um panorama sonoro-estético de alguns povos indígenas no Brasil. Baseado em pesquisas de campo e em trabalhos relevantes da Etnomusicologia brasileira, Magda Pucci – antropóloga, musicista, educadora musical e criadora do projeto transmídia Cantos da Floresta – apresenta aspectos relevantes das musicalidades dos povos originários como a funcionalidade, a oralidade, a mitologia, os rituais e a interrelação entre os saberes para uma compreensão mais aprofundada sobre as musicalidades indígenas.

Público-alvo: educadores musicais, professores e interessados em geral.

Sobre Magda Pucci

Magda Pucci (n. 1964) é uma musicista brasileira (arranjadora, compositora e cantora) e pesquisadora independente de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras. Formada em Música (Regência) pela Universidade de São Paulo, é mestre em Antropologia pela PUC-SP e Doutora em Pesquisa Artística pela Universidade de Leiden, na Holanda. Como diretora musical e fundadora do Mawaca, um grupo de música com sede em São Paulo, produziu 5 CDs e 4 DVDs e fez turnê em mais de 8 países e no Brasil. O grupo recebeu o Prêmio PPM em 2017 e 2019. 

É autora de livros relacionados a temas indígenas e educação musical e trabalha como educadora musical ministrando oficinas e cursos de música. É professora convidada em cursos de pós-graduação e extensão em universidades como UNICAMP, UNESPAR e UFGD. Trabalhou em projetos musicais em colaboração com comunidades indígenas como Kayapó, Guarani Kaiowá, Huni-Kuin, Paiter Surui e outros. Em 2019 esteve em turnê pelo projeto Sonora Brasil promovido pelo SESC Nacional, viajando por 90 cidades de todos os estados brasileiros.

Também trabalhou em projetos sociais com crianças ONGs e liderou um grupo de refugiados com sede em São Paulo. Publicou artigos nas revistas Música Popular, Vibrant, ABEM, entre outros. Magda é associada de International Council of Traditional Music – ICTM desde 2013 e é membro do Grupo de Estudos de músicas latino-americanas e do Caribe do ICTM. 

É curadora do Estúdio Mawaca, onde desenvolve atividades artísticas e educativas sempre focando na diversidade cultural do mundo e do Brasil.   Produziu e apresentou o programa de rádio ‘Planeta Som’ por 13 anos (USP-FM e Multikulti na Alemanha).   Atua na área da Educação musical há mais de 20 anos. É autora dos livros ‘Outras terras, outros sons’ (2003); ‘A Floresta Canta – Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil’ para crianças (2015), ‘A Grande Pedra’ (2015) e do projeto transmídia ‘Cantos da Floresta – uma iniciação ao universo musical indígena’ (2018). Escreveu também os livros ‘De todos os cantos do mundo’ (2005) e ‘Contos Musicais’ (2015) em parceria com a premiada escritora Heloísa Prieto em projetos com músicas do Mawaca. 

Foi diretora musical da Orquestra Mediterrânea, junto a Carlinhos Antunes e Lívio Tragtemberg, projeto que envolveu 21 músicos de países mediterrâneos produzido pelo SESC que gerou um DVD e um CD.

Na área de trilhas sonoras, Magda fez parte de vários projetos tais como a peça “Fragmentos Troianos” no CPT com Antunes Filho; o espetáculo “Os Lusíadas” (Iacov Hillel e Márcio Aurélio); do monólogo “Quixote” com Carlos Moreno (Fabio Namatame); “Quixote Caboclo” (Cia. da Tribo).  Além do teatro, Magda tem composto para projetos na área multimídia, trilhas de vídeo e espetáculos de dança. Regeu a Banda Sinfônica de Barcelona peça de sua autoria comissionada pelo Festival de Música Experimental de Barcelona LEM. Foi premiada no Percussive Arts Society do Brasil.  

Projeto subsidiado pelo Edital ProAC Expresso LAB Nº 42/2020 – Lei Aldir Blanc