Carregando Eventos

Evento

Oficina de Flautas do Mundo

13

jun

19:00

OFICINA DE FLAUTAS DO MUNDO
(com André Calixto)

Data: 13/06/2019
Horário: das  19h às 22h
Oficina gratuita
Local: Estúdio Mawaca – End. Rua Inácio Borba, 483 – Chácara Santo Antônio – São Paulo – Mapas: GoogleWaze.


Ingressos

R$0,00Inscreva-se

“Flautas do mundo” é um projeto resultante de longos anos de pesquisa sobre este importante instrumento de sopro que aparece inserido em diversas culturas e etnias do mundo.

Neste workshop de 3 horas de duração, o músico André Calixto abordará, de forma simples e intuitiva, sua função musical, social e religiosa em diversas culturas, apresentando de forma histórica e prática sua diversidade.

 

OBJETIVO

Demonstrar os diversos tipos de flautas: Shakuhachi (Japão), Nay Flute (Turquia), Bansuri (Índia), Quena (Andes), Thay flute (Tailândia), Tin Whistle (Celta), Naf (nativos norte-americanos), Dizi e Hulusi (China), e pífano (Brasil);

Contextualizar, historicamente, cada instrumento e abrir sua experimentação entre os participantes, ensinando de forma simples como manusear e praticar as diversas embocaduras e digitações.

PÚBLICO

Esse workshop é ideal para todos os amantes dessa sonoridade que nunca tiveram contato direto com o instrumento e também para músicos de diversos gêneros que se interessam por estudos étnicos instrumentais e queiram enriquecer seu repertório.

SOBRE ANDRÉ CALIXO

Pesquisador de música, sonoridades e instrumentos clássicos e étnicos, André Calixto desenvolve trabalho como multi-instrumentista, há mais de 20 anos.

Possui influências que vão do jazz ao choro, música indiana ao blues chegando até à improvisação livre.

Gosta de mesclar ritmos étnicos de diversas partes do mundo com instrumentos de sopro como flautas de madeira, flauta doce, sax tenor, sax soprano, gaita e ocarina. Também domina o uso de voz, viola de 10 cordas, kalimba, tigela tibetana e canto hamônico.

André percorreu diversos países durante sua jornada e hoje carrega na bagagem 3 turnês europeias junto com a Nômade Orquestra, passando por Portugal, Espanha, Inglaterra, Bulgária, Alemanha, França, Polônia e Dinamarca, se apresentando em festivais e clubes consagrados no cenário mundial como Ronnie Scott’s, Womad Festival, Duc the Lombards e Olido de Berlim.

Em 2016, realizou uma imersão de 40 dias na Índia, onde estudou canto diretamente com Mahaprasad Kar e PrafullaKar. Também realizou aperfeiçoamento do estudo de bansuri com Jabhahar Mishra e se apresentou com o Trio Sonare no National Centre for the Performing Arts em Mumbai.

Atualmente, é integrante da Nômade Orquestra (world music) e se apresenta com os grupos Otis Trio (free jazz) e Trio Sonare (world music).

Participou de muitos projetos e colaborou conjuntamente à artistas e grupos musicais como Pedra Branca (world music), Prado Blues Band (blues), Trio Gato com Fome (samba), Avenida 52 (jazz), Urubu Malandro (choro), Bartecos (blues), entre outros.

Ingressos

R$0,00Inscreva-se