Carregando Eventos

Evento

Oficina Músicas Indígenas nas Escolas

11

jun

09:00

As musicistas e educadoras Magda Pucci e Berenice de Almeida, realizarão uma prática contextualizada de diversos repertórios indígenas brasileiros, abordando músicas de alguns povos como Kambeba, Paiter Suruí, Kaingang, Krenak, Ikolen-Gavião e Huni Kuin, estimulando a reflexão sobre a grande diversidade cultural do Brasil e desmitificando a ideia de que as músicas indígenas são todas iguais. Cantar em diferentes línguas indígenas, entrar em contato com conteúdos mitológicos, ouvir o som de determinados instrumentos, perceber a forma como a música se insere na vida cotidiana indígena fazem parte da prática musical a ser desenvolvida nessa oficina. Desenvolverão também uma reflexão sobre o papel da oralidade, intrinsecamente ligada à musicalidade, proporcionando assim, uma experiência das nossas mais remotas origens, além de também indicar várias formas de utilização do repertório indígena em sala de aula.

Como convidado especial, teremos Ibã Sales, pajé do povo Huni Kuin (Kaxinawá), cantor, professor e pesquisador dos cantos tradicionais que vai demonstrar os cantos  Huni Meka do Nixi Pae e mostrar os desenhos oriundos das oficinas que Ibã, vem organizando na região do Jordão com jovens indígenas.

Exibição do Documentário ‘O Espírito da Floresta’  de Amilton Pelegrino  de Matos sobre o projeto MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin às 15h. Vídeo realizado para a exposição ’Histoires de Voir’, da Fundação Cartier para a arte contemporânea (Paris, França) visando apresentar o projeto Espírito da Floresta de pesquisa dos cantos sagrados Huni- Kuin e sua extensão nos trabalhos do MAHKU – movimento dos artistas Huni-Kuin. O vídeo é conduzido e narrado pelo coordenador do projeto Ibã com desenhose elaborados pelos jovens Huni- Kuin, pesquisadores de sua tradição, e apresenta o trabalho de tradução visual (e audiovisual) dos cantos.  45 minutos https://www.youtube.com/watch?v=O_eEa3FBTec
Após a oficina, às 17h, haverá show do grupo Mawaca Rupestres Sonoros com a participação especial de Ibã Sales. 

Magda Pucci

magda_recife_2015
É musicista (arranjadora, compositora e intérprete) além de pesquisadora da música de vários povos há mais de 20 anos. Dirige e produz o MAWACA, grupo que recria músicas de diferentes tradições do mundo tendo já realizado turnês na Espanha, Alemanha, China, Portugal, Bolívia e Grécia e França. Produziu seis CDs e quatro DVDs do Mawaca além de CDs de outros artistas. É formada em Regência pela ECA-USP. Estudou música popular no Espaço Musical e jazz na Manhattan School of Music em Nova York, além de ter participado de várias oficinas com mestres de diversos lugares do mundo. Em 2009, conquistou seu mestrado em Antropologia pela PUC-SP tendo apresentado projeto sobre a Arte Oral Paiter Suruí de Rondônia sob orientação das Dras. Carmen Junqueira e Betty Mindlin. Em 2012, iniciou seu Doutorado em Musicologia pela Universidade de Amsterdam na Holanda e prossegue seu PhD em Performance and Creative Arts pela Universidade de Leiden.

Foi apresentadora durante 13 anos, do programa de música ‘Planeta Som’ na USP-FM retransmitido pela rádio SBF4 MULTIKULTI na Alemanha e na Suécia. Colaborou para o programa de rádio norueguês Jungeltelegrafen. Publlicou diversos livros de educação musical e para crianças tais como: “De todos os cantos do mundo” (Cia. das Letrinhas) e “Contos Musicais” (Ed. Leya) em parceria com Heloisa Prieto; e também, em parceria com Berenice de Almeida: “Outras terras, outros sons” (Callis Editora), guia paradidático para professores de educação musical “A Floresta Canta” (Ed. Peirópolis); “A Grande Pedra” pela Editora Saraiva, . No prelo, prepara “Cantos da Floresta”, livro paradidático sobre músicas indígenas brasileiras (Natura/Peirópolis).

Berenice de Almeida

BERE_FOTO
Educadora musical e pianista, graduada em Licenciatura em Educação Artística e Mestre em Processos de Criação Musical pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Desde 1990, desenvolve um trabalho de iniciação musical e iniciação ao piano com crianças na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), do Departamento de Expansão Cultural (DEC) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMCSP); é supervisora pedagógica do projeto ‘Brincadeiras Musicas da Palavra Cantada’ e ministra cursos e oficinas de formação musical para professores de Educação Infantil e Fundamental em escolas e instituições ligadas à educação.

Publicou diversos livros na área da educação musical como ‘Música para crianças: possibilidades para Educação Infantil e Ensino Fundamental’ da Coleção “Como eu ensino” (Melhoramentos, 2014).

Em parceria com Gabriel Levy, escreveu cinco livros do professor da Coleção ‘O Livro de Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada’ (Melhoramentos, 2010) e dois livros da Coleção Brincadeirinhas da Palavra Cantada (Melhoramentos, 2012). Com Magda Pucci, escreveu o livro ‘Outras Terras, Outros Sons’ (Callis, 2003-2015), ‘A Floresta canta: uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil’ (Peirópolis, 2015) e ‘A Grande Pedra’ (Saraiva, 2015).

Ibã Sales  (Huni-Kuin – Acre)

Ibã (1)
Cantor e professor Huni Kuin e pesquisador dos cantos do Huni Meka, mais conhecido como Kaxinawa (AC). Ibã Sales, tornou-se professor Huni Kuim, na década de 80, juntando o conhecimento tradicional de seu pai. No ano 2000 se formou pela Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC).  Além da docência, também realizava pesquisas e foi organizador, autor ou co-autor de muitos materiais didáticos que são comumente utilizados nas escolas Kaxinawá espalhadas pelo Acre. Atuou por muitos anos na escola Chico Curumim, localizada na Terra Indígena Rio Jordão, município de Jordão. Muitas de suas obras estão disponíveis no site desta organização. Há mais de 10 anos, ele publicou o livro The Spirit of the Forest , onde gravou canções Huni Meka de ayahuasca que ele aprendeu a cantar com seu pai e outras pessoas idosas . Ao ingressar na universidade em 2008, ele criou o projeto “Espírito da Floresta” para procurar processos de tradução de multimídia para esses cantos que compõem um coletivo de artistas Huni Kuin , liderado por seu filho,o artista visual Bane Huni Kuin. Ele procura decifrar e recriar canções tradicionais do ritual  Nixi Pae  em linguagem visual. O objetivo principal deste trabalho é pesquisar e fortalecer a tradição musical e pictórica de seu povo. Foi uma iniciativa dos povos indígenas que é uma das melhores formas para fortalecer a tradição indígena no Brasil.

 

Data: 11 de junho de 2016

Horário: das 9h às 16h.
Carga horária: 7 horas com intervalo de 60 minutos.
Público alvo: professores das redes públicas, privadas, ONGs principalmente da Zona Sul, educadores musicais e interessados em geral.
Lotação: 40 pessoas

Investimento
Público Geral: R$ 20,00
Professores da rede privada – R$ 20,00
Professores rede pública e ONGs – Gratuito

Compre aqui