Carregando Eventos

Evento

Curso Músicas Indígenas no Brasil: Um Panorama com Paola Gibram e Magda Pucci

25

jun

10:00

Dia 25.06, sábado das 10h às 16h

Curso direcionado prioritariamente para professores da rede pública, assim como músicos, educadores musicais, produtores culturais, estudantes e interessados em geral.

Gratuito. Presencial com vagas limitadas.

Seguiremos protocolos sanitários. É necessária a apresentação da carteira de vacinação e documento com foto.

Ingressos: sympla.com.br


Este encontro tem como objetivo apresentar uma introdução ao universo das músicas dos povos indígenas do Brasil, abordando parte da grande diversidade cultural. Voltado a professores da rede pública e da rede privada, músicos, artistas e educadores em geral, o curso apresenta um panorama a partir de macro caracterizações por regiões. Músicas dos povos indígenas do nordeste, músicas dos povos do Alto Xingu, músicas dos povos de língua pano, músicas dos povos indígenas do Sul do Brasil, entre outras grandes caracterizações, são apresentadas por suas características sonoras, as quais são relacionadas a questões culturais e históricas de cada povo. Todos os temas abordados na parte expositiva serão acompanhados da escuta de gravações (de áudio e/ou audiovisuais) de músicas dos diferentes contextos indígenas abordados. 

O curso será dividido em duas partes, a primeira será focada em aspectos antropológicos e etnomusicológicos ministrados pela Dra. Paola Gibram, e pela tarde, Magda Pucci fará a parte prática com jogos, escuta referenciada e prática musical abordandos canções dos Krenak, Guarani, Xavante, povos do Rio Negro dentre outros. 

Ao final, haverá uma uma roda de saberes conduzida pelo Cacique Pajé Pawana Crody e  por Kajaby Kariri-Xocó, com foco na arte e cultura indígena.

 

Sobre Paola Gibram

Paola Andrade Gibram é antropóloga e musicista e desenvolve pesquisas e projetos com povos indígenas há 15 anos, atuando mais diretamente com os Kaingang do Sul do Brasil. Possui graduação em Ciências Sociais (2008), mestrado em Antropologia Social pela UFSCAR e doutorado em Antropologia Social pela USP. Co-dirigiu o documentário audiovisual “Nẽn Ga vĩ: uma retomada kanhgág em movimento” (2019) e escreveu diversos artigos em coautoria com pesquisadores indígenas. Os temas de suas pesquisas, na área da etnologia indígena, centram-se em artes sonoras (verbais e musicais), políticas ameríndias, história indígena, políticas culturais e direitos indígenas. 

 

Sobre Magda Pucci 

Magda Dourado Pucci é musicista, antropóloga e educadora musical e diretora musical do Mawaca. Formada em Regência pela ECA-USP, mestre em Antropologia pela PUC-SP e doutora em Performance pela Universidade de Leiden, Holanda. É diretora musical do grupo Mawaca há 26 anos, onde desenvolve extensa pesquisa de repertório multicultural aplicada à prática musical, tendo se apresentado  em mais de 10 países. É autora de diversos livros com destaque para “Cantos da Floresta – uma iniciação ao universo musical indígena”. Ministra oficinas e cursos em diversos espaços culturais e universidades. É curadora e diretora do Estúdio Mawaca, espaço que oferece oficinas, cursos e shows ligados às tradições musicais mundiais.

 

Essa é uma ação do Estúdio Mawaca, sede do grupo, subsidiada pelo Edital Proac Expresso Direto nº 40/2021 – Fomento direto a espaços culturais e criativos por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo