Carregando Eventos

Evento

Curso “A música no universo indígena”

16

abr

19:00

A MÚSICA NO UNIVERSO INDÍGENA
com Magda Pucci e Berenice de Almeida participação especial de Marcia Wayna Kambeba

Data: 16 e 18 de abril
Horário: das 19h às 22h
Local: Estúdio Mawaca
Valor para os dois dias: 100,00
Dia avulso: 60,00
Educadores da rede pública tem 15% de desconto – Clique aqui requisitar o desconto
End. Rua Inácio Borba, 483 – Chácara Santo Antônio
Mapas: GoogleWaze
Foto Maracas: Davi Boarato

Fotos: Eduardo Vessoni

A oficina tem como proposta uma aproximação das culturas indígenas com enfoque na música, tendo como principal objetivo desmistificar a ideia de que toda cultura indígena é igual, mostrando parte de uma grande diversidade cultural e estilística. Busca também a reflexão sobre diversos temas transversais como: a oralidade; o modo de vida dos povos indígenas brasileiros; a trajetória de alguns desses povos dentro da história do Brasil, invisibilizados pela sociedade; e a relação entre cotidiano, rituais e sua arte oral, incluindo a música.    Propõe uma vivência com diversas tradições dos grupos indígenas de várias partes do país como Kambeba (AM), Krenak (MG), Paiter Suruí (RO), Kaingang (RS), Ikolen-Gavião (RO), Xavante (MT), Kaiowá (MS), Maxacali (MG), Huni-Kuin (AC) em diversos tipos de atividades desde a escuta atenta, a contextualização e a prática musical.          Dessa forma, alimenta o professor com sugestões de atividades lúdicas desenvolvidas com repertório indígena, colaborando com o processo de implantação da Lei 11.645, que determina a inclusão dos conteúdos indígenas no currículo escolar.

 

BERENICE DE ALMEIDA – Educadora musical e pianista há mais de 35 anos. Graduada em Licenciatura em Música, é mestre em Processos de Criação Musical pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Por 26 anos, desenvolveu um trabalho de iniciação musical e iniciação ao piano com crianças na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMC-SP).


MAGDA PUCCI –  Musicista – arranjadora, compositora e cantora –, além de pesquisadora da música de vários povos, há mais de 20 anos. É graduada em Regência pela ECA-USP, mestre em Antropologia pela PUC-SP e doutoranda em Performance and Creative Arts pela Universidade de Leiden, na Holanda. Dirige e produz o Mawaca, grupo que recria músicas de diferentes tradições do mundo.

Berenice de Almeida e Magda Pucci escreveram juntas ‘Outras terras, outros sons’ (Callis, 2003), ‘A Floresta Canta: uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil’ (Peirópolis, 2015), ‘A Grande Pedra’ (Formato, 2015) e Cantos da Floresta – incitação ao universo musical indígena.

Data: 16 e 18 de abril
Horário: das 19h às 22h
Local: Estúdio Mawaca
Valor para os dois dias: 100,00
Dia avulso: 60,00
Local: Estúdio Mawaca
End. Rua Inácio Borba, 483 – Chácara Santo Antônio – São Paulo
Mapas: GoogleWaze