Carregando Eventos

Evento

Concerto de música clássica Otomana

24

mar

19:00

Concerto de música clássica Otomana.
Dia 24 de março de 2018
Horário: 19h
Ingresso: 20,00
Local: Estúdio Mawaca
Rua Inácio Borba 483, Chácara Santo Antônio. São Paulo – SP
www.estudiomawaca.com
Antes do concerto haverá palestra com Ian Nain


ASK (Amor): Do coração ao Ud de Istambul

Nesse concerto com o alaudista Ian Nain, o ouvinte é convidado a conhecer composições icônicas do estilo na voz do ud, um tipo de alaúde tradicional que transita como um dos mais influentes instrumentos da Antiguidade e que, através dos séculos, se tornou também um instrumento tradicional turco por excelência.
O programa consiste em suítes musicais (fasil) em makams especialmente escolhidos pela sua representatividade no repertório e características emocionais latentes, que criam uma atmosfera única em melodias. No repertorio temas de consagrados compositores do estilo como Tamburi Cemil Bey, Kemani Tatyos Efendi, Neyzen Aziz Dede, Refik Fersan, Zurnazen Ibrahim Aga, Göksel Baktagir, Yorgos Bacanos. São arranjos que buscam um resgate de sua execução tradicional, trazendo à tona as principais características das formas musicais mais utilizadas no cancioneiro clássico otomano, como o peşrev, saz samaisi, longa, sarki e formas folclóricas com influências da Península Balcânica como karsilama e oyun havasi.

 

Sobre Música Clássica Otomana

Desenvolvida em Istambul nos séculos XVI e XIX, a música clássica otomana – Türk sanat müziği gerou frutos brilhantes através das diferentes interações musicais e culturais no vasto Império Otomano, atingiu sua magnitude através das heranças culturais da Anatólia, Trácia, Grécia, Mediterrâneo e Oriente Médio. Ask, em turco significa ‘amor’ e define a relação dessa sociedade com a arte musical, efervescente e altamente difundida tanto nos grandes palácios e cortes da realeza quanto nas mesquitas sufis e áreas urbanas, sendo assim uma das personificações de um legado cultural e artístico ainda vivo e em prática nos dias de hoje.

Sobre Ian Nain

Multi-instrumentista, pesquisador e compositor, um dos coordenadores do Coletivo Tarab e um dos expoentes das cordas e sopros orientais no Brasil, que já desenvolveu trabalhos com grupos como Orkestra Bandida, Yaqin Ensemble, TarabJazz, Zikir Trio e Fortuna. Tem sua pesquisa voltada as manifestações da música modal no Oriente Médio, Turquia e Mediterrâneo e seu desenvolvimento através das culturas da antiguidade.